Nota:
A leva final foi cheia de emoções para mim. Entre acertos e deslizes, I Know I Love You foi uma ótima história, entregando com sucesso um final coeso e satisfatório para seus personagens.
Última leva de episódios de I Know I Love You foram uma montanha russa de emoções para mim. Teve muitos momentos incríveis e outros bem decepcionantes (e até indignantes), mas vou por partes. Vou começar primeiro com as críticas para depois fechar com os elogios.
Fazia muito tempo que uma protagonista não me irritava tanto, sério! Nunca vi uma personagem tão irritante. De todas as protagonistas de dramas chineses urbanos que já assisti, Xu Nuo ganha disparado como a pior. Essa falta de atitude dela, pelo amorde, quase me fez socar a tela em vários momentos.
Fiquei extremamente frustrada com o enredo envolvendo a criança e a ex do Zhao Jin. Eles construíram tudo para parecer que a criança era filha do protagonista, mas no fim, realmente era filha da ex com o marido falecido. Mas eu achei esse plot aqui muito estranho, e estou tendendo a achar que rolou alguma edição sei lá.
Não consigo entender porque a produção realmente não quis usar um plot tão bom quanto esse (e que está na história original). Qual foi o sentido de fazer a criança chamá-lo de 'pai' então? Me senti enganada. Teria sido muito mais interessante se o filho fosse dele de verdade, sabe? Mas enfim.
Outro ponto que me deixou confusa e que não curti muito foi a cena em que eles finalmente vão para os finalmentes. Achei divertido o começo com ela hesitando por causa da foto da família dele na mesinha e ele virando o quadro para aí eles poderem cair de amor.
Mas aí logo em seguida corta para ele indo dormir na sala. DO NADA! Só depois justificam que foi porque ela se mexia muito e ele não conseguia dormir direito e tal, mas que eles realmente dormiram juntos, enfim, achei vago. Poderiam ter mostrado isso (ela chutando ele enquanto dormia) para deixar mais claro e ia ser até um momento engraçado.
Passado o momento pistola, vamos aos momentos que eu gostei muito (que sim teve vários). Apesar de tacar o pau na Xu Nuo algumas vezes, ela finalmente tomou atitudes para organizar sua vida amorosa fazendo ela brilhar nessa leva final.
A primeira delas foi confrontar o ex, que já estava mais que na hora! Ela ser tão compreensiva o tempo todo era insuportável de ver. Gostei muito da conversa deles. Xu Nuo confessou que continuava com Peng Yuan apenas por causa do conforto financeiro e por hábito, afinal ela estava a uma década com ele. Ele oferecia estabilidade financeira e isso sustentou o relacionamento mesmo quando o amor esfriou.
No frigir dos ovos, ficou claro que a verdade é que o Peng Yuan não queria perder a Xu Nuo, mas não porque a ama (apesar que sim ele gostava dela), mas a real motivação é por não querer perder o que considera 'seu' para alguém que ele considera inferior.
Um outro momento muito bom foi a conversa dela com a ex do Zhao Jin, sem vilanização, apenas duas mulheres conversando sobre seus relacionamentos com ele. Foi uma conversa bem realista, tranquila e desconfortável. A ex até confirmou que pensou sim em tentar algo novamente com o Zhao Jin, mas que desistiu ao ver a relação dele com Xu Nuo. Gostei muito.
O episódio 19 foi o ápice, ela protagonizou uma conversa maravilhosa com sua mãe sobre casamento e escolhas. O embate de gerações, com um toque emocional forte, que deu muito peso à história com um texto incrível, sensível e realista sobre a realidade dos relacionamentos amorosos para mulheres a partir dos 30 anos.
Outro momento espetacular, foi a conversa entre Xu Nuo, sua mãe e a avó, discutindo o relacionamento e possível casamento dela com Zhao Jin. Era o tipo de questionamento que eu esperava ver durante todo o cdrama, mas pelo menos apareceu nessa reta final e foi muito bem feito. A atuação, o roteiro, a direção, tudo impecável.
![]() |
| Conversa maravilhosa entre Xu Nuo e sua mãe. A mãe jogando a a realidade para a filha sobre a questão de casamento e sentimentos. Imagem: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
Um adendo sobre a mãe da Xu Nuo, ELA É MUITO BABADEIRA. A mulher tem uma boa visão do quão cruel o mundo é com as mulheres e quer que a filha seja mais inteligente que ela, que escolha racionalmente e não emocionalmente o seu parceiro de vida. Ela entregou momentos memoráveis, um deles foi quando ela deitou o Peng Yuan e o pai dele com argumentos em defesa da filha. Xu Nuo deveria ter herdado mais esse temperamento!
Os últimos episódios trouxeram uma boa dose de drama principalmente para o casal principal. Xu Nuo ficou chateada com Zhao Jin por ele perguntar se ela o abandonaria e se ele poderia confiar nela. Achei forçado, sinceramente.
Ela não ficou chateada com a ex dele tentando voltar para a vida dele, e ficou chateada com isso? Essa atitude dela não fazia sentido na minha cabeça, considerando que ela já foi compreensiva em situações piores antes.
Mas entendi que ela ficou ressentida por ser comparada à mãe dele e por achar que, como "traiu" o ex, ela não passava confiança e poderia fazer o mesmo com Zhao Jin. Mesmo assim ainda achei exagerado. Mas admito que foi inteligente da parte de Zhao Jin ligar para a melhor amiga dela antes de conversar com a própria namorada, só para saber como ela estava. Filho da mãe esperto! (😂)
Falando sobre o Zhao Jin, ele é o típico personagem que carrega o peso do mundo nas costas, sempre sendo o apoio de todos, aceitando quieto as porradas da vida. Ele me lembra aquelas crianças que amadurecem cedo por não terem pais responsáveis, acabando por cuidar dos pais e dos irmãos menores. Ele virou o "pai adolescente" da irmã mais nova e isso moldou a personalidade mais introvertida, melancólica, restrita e responsável dele.
Achei legal essa adição aqui e nova camada para reflexão, mas como disse anteriormente se juntasse o plot dele ter um filho, e que ficou com a ex, acrescentaria mais uma camada para o personagem. Não precisava excluir um, para ter o outro, dava para ter os dois e entregar algo fantástico.
Falando de outros personagens, a amiga da Xu Nuo, Shiran, se redimiu comigo. Ela tem toda a paixão e energia que falta em Xu Nuo. Amei muito a cena em que ela briga com o noivo, que é o melhor amigo de Zhao Jin, por causa de uma besteira que o Zhao Jin fez, em apoio a amiga. Palmas pra ela!
E falando logo sobre esse casal secundário? Nossa eles brigam por qualquer bobagem. Divertido de assistir, mas na vida real, seria um porre. (mas eles são dois fofos).
![]() |
| Mesmo com seus altos e baixos, I Know I Love You tem personagens cativantes que me farão sentir saudades deles. Imagem: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub. |
Chorei com o desfecho do romance da irmã mais nova de Zhao Jin. Não esperava nada dessa trama, mas acabou sendo tão fofa e sensível, com uma mensagem forte, mesmo que previsível.
O que me deixou mais triste foi perceber como Zhao Jin e a irmã compartilham o trauma de serem abandonados pelas pessoas que amam, que despedidas e términos fazem parte da vida. Nada dura para sempre, só temos o hoje, aquele momento único que passamos com aqueles que amamos e que estão conosco apenas naquele tempo ínfimo, finito e contado.
Sobre o final, eu gostei. Todos os personagens tiveram um bom final, condizente com suas escolhas no decorrer da trama. I Know I Love You, não teve um encerramento tradicional, a história terminou no meio de uma conversa, da mesma forma que começou. Mas dessa vez, em vez de ser uma DR tensa e triste, foi uma conversa alegre e otimista, focado no namoro e no planejamento do noivado da Xuo Nuo com o Zhao Jin. Achei uma delícia.
Esse cdrama me lembra os clássicos taiwaneses de 2010-2015. Tem um toque intimista, focado no cotidiano dos personagens e seus conflitos. É uma vibe mais novela, e eu adorei isso. Achei que I Know I Love You teve um final satisfatório, mesmo com certas críticas e escorregadas no decorrer da história.
Achei ele bem diferente da versão original coreana (acho a coreana mais forte na premissa, mas comentarei melhor na resenha), o cdrama poderia ter sido mais corajoso, mas da forma como foi feito trouxe bons, e alguns novos, questionamentos. Terminei esse cdrama muito satisfeita, não achei que ia gostar tanto. Vou sentir saudades dos personagens e dessa fofoquinha de bairro boa que foi I Know I Love You.

.png)
.png)
.png)