A chuva, a banheira, a rosa e a espada, ajudam a ilustrar os sentimentos dos protagonistas Duque Su/Xiao Heng e Xue Fang Fei/Jiang Li ajudando a entregar um dos momentos mais memoráveis dos cdramas. Obra de arte!
The Double está sendo o drama surto do momento (e o meu cdrama surto do momento). Entregando um bom folhetim com uma boa história de vingança, atuações excelentes, bom roteiro e de plus bom aspecto técnico, conquistou merecidamente o coração do público.
Fico encantada com o quão artisticamente lindo e poético esta produção é, ainda mais quando está relacionado a este casal que tem a química de todo um conglomerado de galáxias. E um momento do capitulo 16 e outro no 18 foi o auge para quem shippa este casal.
Assistindo esses episódios, achei muito legal como The Double conseguiu representar bem em tela as sensações de seus personagens em um momento de romance. Lhe convido a vir comigo para refletir um pouco sobre duas icônicas cenas com a chuva (água) envolvendo nosso casal.
Obs: Este texto aqui nada mais é do que minha opinião e puro surto/fanfic sobre. Não leve a sério e pode conter erros, pois não é um texto profissional e sim de apenas uma fã da obra.
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"Chuva... Lava meu sofrimento, afasta a minha dor. Seu amor está caindo como chuva" — (Madona - Rain)
A chuva no cinema é um recurso versátil e poderoso, usado para aprofundar a narrativa e destacar emoções intensas dos personagens, assim como também é usada para criar atmosferas introspectivas e reflexivas.
Ela pode ser usada de várias maneiras como para simbolizar conflitos internos, romance e até desejo sexual, comunicando e ilustrando diretamente para o público as emoções dos personagens.
Ao observar a água, seja fluindo suavemente ou rugindo em fúria, percebemos como nossas emoções se parecem com ela, desde a tranquilidade até a intensidade, da serenidade à paixão. Na astrologia, o elemento água simboliza sensibilidade, intuição e profundidade emocional e representa o emocional no mapa astral.
Acredito que ao usar a chuva, o diretor está utilizando uma técnica conhecida como falácia patética (ou do inglês pathetic fallacy), onde se personifica a natureza para refletir as emoções humanas. Cunhada pelo crítico literário John Ruskin em 1856, esta técnica foi primeiramente usada na literatura, mas também migrou para o audiovisual (cinema e tv).
Para muitos (eu inclusa) exemplos icônicos do uso dessa técnica no cinema é a de Um diário de uma paixão e Homem-Aranha onde a chuva intensifica um momento de romance entre o casal. Esses exemplos mostram como a chuva pode ser usada no audiovisual para ilustrar os sentimentos dos personagens.
A chuva pode ser usada para vários significados na narrativa. Tem situações em que ela pode representar turbulência emocional e liberação, como um dilúvio dos sentimentos não expressos. Como no episódio 16, no momento em que Xue Fang Fei/Jiang Li fala carinhosamente o nome de nascimento dele e depois quando pergunta ao Duque Su/Xiao Heng se ele está bêbado, ao segurar seu rosto intimamente quase como se fosse o beijar ou até mesmo quando ele está treinando na chuva e se deixando pensar nela.
Além desse, a chuva também pode significar renovação e purificação, lavando problemas do passado. Como na cena onde temos Jang Li/Xue Fang bêbada dançando alegre na chuva, tendo esquecido de seus problemas e apenas se permitindo sentir e ser feliz naquele momento.
Nessa cena também temos o sisudo Duque Su/Xiao Heng, geralmente blasê, deixando transparecer e fluir seus sentimentos ao observar Jang Li feliz e leve. Ambos sem máscaras, com as barreiras baixas deixando seus sentimentos correrem livres como a água em uma grande tempestade.
Print e Gif do episódio 16 de The Double onde vemos o personagem do Duque Su sorrindo ao olhar Jiang Li feliz. Deixando seus sentimentos fluírem nesse momento |
Então, da paixão avassaladora ao alívio emocional, a chuva no audiovisual vai muito além do clima, sendo uma linguagem emocional que fala diretamente aos nossos corações. E agora na cdramaland temos dois exemplos perfeitos da chuva sendo usada como recurso narrativo (e outras coisinhas a mais).
Acima já falei em geral do primeiro, mas agora irei comentar sobre outro momento envolvendo a chuva e que se tornou para mim o momento mais icônico de todos os tempos nos cdramas e que me motivou a escrever essa reflexão: a cena da banheira e o treino na chuva.
A flor e a Espada
Acho muito interessante, como a água está presente na relação do Duque e da Xue Fang seja em forma de chuva, de bebida, no banho. A direção foi impecável nesse momento do episódio 18. Todas as cenas parecem uma pintura, um quadro e os grandes protagonistas dessa cena não são apenas os atores, mas também e se não principalmente os elementos que estão com eles em cena: A chuva, a banheira, a rosa e a espada.
A cena começa com Jang Li/Xue Fang em um momento de banho. A banheira aqui, para mim, tem um significado além de ser apenas um lugar de banho. Representa um momento de intimidade, vulnerabilidade, sensualidade, sexualidade e conforto para a personagem.
Print do episódio 18. Na cena vemos Jang Li/Xue Fang deitada na banheira, a cena lindamente montada, parecendo uma pintura romântica |
Neste momento onde ela está em sua própria pele, vestida apenas com a água e as rosas ao seu redor, é como se aquele lugar fosse um refúgio seguro onde ela pode estar completamente confortável: não só com seu corpo, mas também com de seus sentimentos.
A cena me trouxe seus sentimentos de desejo, onde se vê a água límpida, clara representando a transparência emocional da Xue Fang durante aquele momento. E é na banheira, durante o momento do banho, que ela pensa no Duque Su.
Seu cabelo longo está solto sobre a água, livre em contraste com as normas sociais em que o cabelo precisa ser domado, preso em algum penteado como indicativo de modéstia e decoro. Aqui ela está em contato com sua feminilidade e sua sensualidade completa, sem amarras.
Xue Fang Fei está na banheira, sob a água límpida, rodeada por rosas refletindo sobre seus sentimentos |
Enquanto ela pensa nele, ela pega uma rosa, totalmente desabrochada e fica “brincando” com ela na mão e admirando sua beleza, assim como seu aroma. As rosas, historicamente são relacionadas como um símbolo de amor romântico e paixão, de sentimentos intensos e também o florescer de um relacionamento amoroso.
Outro significado é o sexual, onde a rosa desabrochada também simboliza a excitação além de representar o clitóris, que floresce quando a mulher sente prazer ou está excitada. Xue Fang Fei pensando no Duque tem uma primeira experiência, não só amorosa como sexual, após o findar de seu casamento e de ser tão magoada com o amor.
Inclusive ainda chuto que essas sensações que o Duque gera nela, é algo completamente diferente do que seu ex marido a fazia sentir. Mas também gosto da ideia que a Xue Fang Fei é uma personagem que está em contato constante com a sua sexualidade e não tem problema com ela.
Pensando no Duque, Xue Fang Fei pega uma das rosas que está na água e admira sua beleza e aroma. |
Essa cena na banheira foi ilustrada de uma forma muito natural, nada exagerada, muito poética e sem alardes. O que me faz pensar que para a personagem isso é algo comum e é muito bom ver isso sendo retratado com tanta sensibilidade e responsabilidade. Afinal ela é uma mulher adulta e a saúde sexual (principalmente da mulher) é algo importante e que deveria ser tratado com mais naturalidade no dia-a-dia.
É um momento que mostra que ela está se curando, que sua árvore das emoções está pronta para florescer e encarar outro relacionamento amoroso e ser feliz nutrindo e admirando isso.
Ao mesmo tempo que Xue Fang Fei/Jiang Li está em seu momento íntimo na banheira, Duque Su está treinando na chuva. Só que em contrapartida a Fang Fei, que pensa na sensação que sentia ao estar com ele, abraçando esse sentimento, o Duque está em uma luta interna ao pensar nela, tentando usar sua razão para enfrentar os sentimentos que ela gera nele. Com movimentos poderosos e firmes, ele corta a tempestade, dançando sob a chuva, enfrentando a si mesmo.
A OST maravilhosa acompanhando esse momento em que um está pensando no outro |
A produção não foi nem um pouco sutil. A chuva pesada, representando a vazão dos sentimentos não só emocionais como principalmente sexuais do Duque. A água não banha completamente apenas o seu corpo, ela também envolve e goteja de sua espada. A cena é mais voraz, é mais apaixonada até.
A luta não é apenas um treino de alguma técnica marcial, é uma luta interna entre seu racional, seu emocional e seu corpo. Quando ele pensa na Jiang Li, ele lembra o quanto ela não é confiável, que pode ser perigoso para ele estar com ela e no fim isso não importou, porque mesmo sabendo do perigo que era se envolver com ela, seu corpo e seu coração mesmo assim a queriam.
Print do episódio 18, onde Xiao Heng está treinando no meio da tempestade |
Enquanto treina no meio da tempestade, em meio a seus pensamentos com relação a Jiang Li, ele acaba perdendo completamente, com sua razão sendo derrotada pelo desejo e sentimentos que fluem dele para ela. Como a violenta tempestade, cheia de raios e trovões que assola sua mansão. Não há nada que possa impedir isso.
Isso é simbolizado quando ele aponta sua espada para um golpe mortal: ele alçando a espada reta, deixando a chuva banhá-la. Numa analogia que através de sua espada, ele deixa sair as águas de si mesmo. No fim, continuar essa luta era inútil, o imbatível Duque Su racional, blasé e frio, terá que aceitar lidar com seu emocional.
Xiao Heng em uma luta contra si mesmo, enfrentando a tempestade feita de seus próprios sentimentos por Jiang Li |
Essa cena dos dois, esse momento dos personagens foi lindo, poético, muito sensível, mostrando para nós os sentimentos dos personagens e ainda nos trazendo uma boa reflexão a respeito. Eu amei que o cdrama investiu em mostrar para gente um momento tão intimo e importante desses personagens e que agregou ainda mais a história e na construção, não apenas dos próprios personagens, mas principalmente de seu relacionamento.
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O uso da chuva e da água como metáfora das emoções dos personagens, como tesão sexual, romance e intensidade emocional, é um exemplo magistral de como a direção utilizou de elementos da natureza para enriquecer a narrativa. Isso é arte pura!
E me marcou muito esse detalhe de colocar a água como elemento do casal assim como a analogia entre a rosa e o momento de intimidade da protagonista é muito evocativa, capturando a beleza, a sensibilidade e a sensualidade feminina de forma poética. A cena na banheira, envolta em um simbolismo visual incrível, que não só intensifica a narrativa, mas também nos convida a refletir sobre as emoções mais íntimas da personagem. A luta com a espada é uma metáfora poderosa onde o protagonista através de um treino com sua espada, reflete sua luta interna e deixa escapar as águas de seu ser.
A espada e a flor banhadas pela a água |
Eu saí embasbacada desse momento, foi incrível, espero que mais produções se inspirem nessa e entreguem momentos tão bons quanto esse. Por entregar momentos assim, que The Double se tornou o drama evento do momento e merece cada resultado positivo que está recebendo.
Eu não vou analisar a música que embala as cenas, mas prestem bastante atenção nela e em sua tradução também. Ela ajuda a contar o que se passa com os personagens. No mais, estou no aguardo de mais momentos icônicos como esses. Sou uma cdrameira feliz.
Espero que tenham gostado do texto. Foi maravilhoso poder falar sobre!
Vocês podem conferir o cdrama legendado em português no Wei Fansub e oficialmente de grátis no canal oficial da Youku Português no YouTube e no Viki! Recomendo fortemente, vocês vão se encantar! Esse cdrama vale todo o surto que está sendo na nossa cdramaland.
Extra: Deixo essa música aqui da diva Madona que me acompanhou na escrita deste texto, sei que parece não ter muito haver, mas achei que encaixou perfeitamente com eles. Inclusive, bem que poderiam fazer um edit deles com ela...
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