Nota:
Personagens mal aproveitados, muitos momentos baixos e poucos altos, final bem aquém e impensável para uma história que começou incrível. O melhor final, foi ter terminado.
Essa leva final de episódios de Love of Nirvana foi amarga, frustrante e, em alguns momentos, absolutamente indignante para mim. Ainda que tivesse bons momentos aqui e ali, a reta final revelou-se muito aquém do que eu esperava. O problema não foi a história ser intensa ou impactante, mas, na verdade, o oposto: ela se mostrou absurda.
Temos Jiang Ci no palácio, planejando uma boa fuga, mas no último minuto, ela desiste porque vê sua mestra entrando no palácio. E para piorar, a mestra dela morre logo depois. Será que isso vai plantar uma semente de ódio no coração de Jiang Ci? (Spoiler: Não plantou).
O Wei Zhao, por sua vez, assistiu a tudo e... não fez absolutamente nada. Isso me fez duvidar seriamente se haveria um final feliz para esses dois. (Spoiler: Não teve).
O imperador, no entanto, permanece como o personagem mais entediante e chato do cdrama. Ele não tem profundidade, personalidade ou sequer ações relevantes. É como se ele estivesse ali apenas para encher o cenário com sua expressão de "prisão de ventre".
O potencial desperdiçado desse personagem é inacreditável. Eu esperava que ele fosse um vilão memorável, alguém com presença, mas ele é simplesmente um sonso mal trabalhado e mal escrito, o que o torna completamente irrelevante.
Nem todo personagem sem personalidade é um problema; alguns podem ser bem construídos, mas esse imperador falha em todos os aspectos. Ele não tem o peso necessário para ser o grande antagonista da história, o que fez com que seja impossível para mim levá-lo a sério. Ele deveria ser um "vilão da porra", mas parece mais um figurante. Uma enorme decepção.
Jiang Ci finalmente sentindo ódio, a identidade real do Wei Zhao é revelada, uma parceria muito esperada por mim acontecendo. Imagens: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
O grande confronto da história que era entre a Madame Pei e o imperador que deveria ter sido impactante, mas foi medíocre. Esse era para ser o ponto alto do drama, o grande clímax da trama, mas o que eu senti foi tédio. Toda a construção para esse momento épico terminou sendo ruim. A história caminhava claramente para um desfecho decepcionante (Spoiler: Estava mesmo).
A Madame Pei, que começou como uma personagem inteligente, cheia de astúcia e planos estratégicos, terminou como uma surtada cheia de rancor. O plano final dela, que tinha tudo e prometia ser grandioso, revelou-se uma piada, algo digno de vilão de Scooby-Doo. E o seu final? Deprimente e revoltante. Eu esperava uma virada, mas o drama inteiro parecia estar desmoronando naquele ponto. (Spoiler: E estava).
O episódio 33 foi um verdadeiro banho de água fria e me deixou apreensiva com o final. Até agora, foi o pior episódio de Love of Nirvana, porque não entregou nada do que parecia prometer. A minha tolerância, que já estava no limite, acabou de vez. Uma pena.
O Marquês Pei teve uma crise de consciência, mas não da forma que eu esperava. A produção puxou o freio de mão justo quando ele estava prestes a se tornar o vilão que tinha potencial para ser.
Eu esperava vê-lo "coringando", abraçando de vez o caminho da vilania antes de uma eventual redenção. Mas não, o roteiro covarde o fez seguir diretamente para uma redenção precoce, cortando o potencial de uma virada incrível. Frustrante demais, pois teria sido um excelente momento para o cdrama.
Marquês Pei tendo sua redenção e percebendo o quão tóxicos era seus sentimentos pela Jiang Ci. Imagens: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
Os episódios 35 e 36 mantiveram um ritmo tedioso, o que é inaceitável considerando que estávamos na reta final. Parecia que a trama tinha virado um grande coito interrompido, especialmente com o arco de revelação do imperador como o "grande vilão" sendo tratado de maneira tão insossa. A única coisa que ainda me prendia à história era a aliança entre o Marquês Pei e Wei Zhao, que foi muito legal de ver.
No fim do episódio 36, finalmente o imperador começou a mostrar traços de vilania. Já era hora! A trama de intriga palaciana ganhou algum movimento, mas o imperador continuou sendo um personagem mal construído, incapaz de carregar o peso que a história exigia.
A relação entre o Marquês Pei e Jiang Ci teve momentos fofos. A cena em que os dois compartilham uma refeição foi um desses momentos. Para minha surpresa, não shippei ninguém com Jiang Ci até então, mas se eu tivesse que escolher, acho que ela combina muito mais com o Marquês Pei do que com Wei Zhao, especialmente considerando a história entre eles.
Quanto à Senhorita Dong, eu realmente esperava que ela tivesse um papel mais relevante, mas acabou sendo um desperdício de tempo. O romance dela com o Cui Liang foi tão jogado que nem me importei.
Eles poderiam ter trabalhado nisso antes, mas preferiram introduzir esse romance tardiamente, o que me pareceu apressado e mal encaixado. Eles tinham potencial, mas como todo o drama, não foi aproveitado.
O romance no cdrama é fraquíssimo, muito mal aproveitado e trabalhado. O momento da refeição entre a Jiang Ci e o Marquês Pei foi fofo de ver. Imagens: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
Apesar de todos esses problemas, o final do arco na capital imperial foi bom, com vários acontecimentos que movimentaram a história e trouxeram algumas emoções de volta. Até o general canastrão retornou dos mortos (afinal, se não tem corpo, não tem morto) e, desta vez, lutando ao lado de Wei Zhao.
O arco de batalhas e a invasão de Wei deram um tom mais sombrio e melancólico à trama, algo que finalmente trouxe um pouco mais de seriedade. Mesmo com personagens importantes morrendo, não senti o impacto emocional que deveria.
A conexão emocional que eu tinha com a trama já havia se esvaído há tempos, e nem o romance foi bem explorado. Faltou a tensão sexual, o clímax romântico que poderia ter dado algum peso a essa relação do Wei Zhao e Jiang Ci que só ficou na promessa.
Chegamos ao episódio 38 e, surpreendentemente, mataram o general canastrão de novo. E dessa vez, parece que foi pra valer. Ao menos dessa vez houve algum sentido na morte, mas ainda assim, foi igualmente ruim. O imperador, finalmente, fez algo relevante como vilão, mas já era tarde demais.
Preciso fazer um adendo: Marquês Pei com traje militar? GATÍSSIMO. E a amizade dele com Wei Zhao foi tudo para mim. Queria que fossem um casal, mas enfim, a amizade terá que bastar. Mas seria TUDO.
E nesse momento da maratona eu reparei que não tinha rolado beijo de ninguém com ninguém (😭). Mas o que eu esperava de um cdrama que mal tem romance? Beijo mesmo que não ia ter. Pior que nem tem tensão sexual para ficar no lugar. Triste.
A parceria que foi linda de ver. E sim, eles seriam um casal incrível (😭) e Marquês Pei belíssimo em seu traje militar. Imagens: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
Nos últimos dois episódios, o ritmo acelerou como se a trama estivesse em velocidade 2x, mas ainda assim não salvou o drama de ser uma bagunça. Deu a entender que o imperador matou a irmã do Wei Zhao, mas infelizmente eles não mostraram isso. Mas pelo menos ele confirmou (indiretamente) que matou a mulher que amava apenas porque ela QUESTIONOU ELE SE ELE TINHA MATADO O IRMÃO. Eh vilão do ano.
Chegando ao episódio final e gente, A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO É REAL. E entrando no meu momento pistola sobre o casal: não rolou beijo nem do casal principal. Tipo na hora que o Ren Jialun vai para beijar a Li Landi fica claro que mais parecia que ele ia beijar a bochecha dela que a boca e aí corta para uma visão ampla pegando eles se "beijando" de longe. Puta sacanagem. Eles já tinham uma vibe de irmãos, agora com isso foi difícil de ver.
Mas a patifaria ainda é pior, dá a entender que eles fazem amor apenas mostrando as roupas deles pendurada juntas e os sapatos lado a lado AH PORRA RUIM DA PESTE. PUTA SACANAGEM. Perdão a revolta.
Só que aí vai ficando ainda pior, tipo ele faz uma cerimônia de casamento com ela, sem avisar ela e com ela dormindo (??) tipo sem o concentimento dela (está certo que ela ia aceitar), mas que porra de situação é essa Wei Zhao? Muito esquisita. Se isso aqui era pra ser bonito, desculpa foi apenas bizarro.
Mas aí, houve um momento muito bom nesse final, o imperador de Liang finalmente fez algo interessante como vilão que supostamente ele é. A cerimônia de recompensa e punição depois da batalha contra Wei foi muito legal de ver.
Toda a situação do Wei Zhao pedindo o perdão imperial para Yueluo, o imperador ameaçando ele com a vida do povo se ele falasse sobre a questão da morte do rei irmão dele e pai da Jiang Ci. O clima de tensão que permeou a cena, nossa momentos assim deveriam ter tido mais vezes na história. Um pequeno momento de elogios para esse personagem que finalmente fez algo.
Wei Zhao se casando com a Jiang Ci enquanto ela dorme. Isso virou a história da bela adormecida? Oxe, Esquisito. Imagens: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
Sobre o final do cdrama, achei interessante o embate do Wei Zhao e do imperador. Fez sentido na história, apesar de ser um final bem triste, pois o Wei Zhao teve um destino parecido com o do pai, dando sua vida para proteger o povo e o mundo não sabendo disso (pelo menos o povo de Yueluo vai prestar homenagem, mas na surdina).
Cheguei a cogitar que a Jiang Ci e o Wei Zhao poderiam ter um final parecido com o de Princess Weiyoung (e tinha como), mas não, a produção optou por esse outro caminho mesmo para tentar ser mais impactante provavelmente e falhando miseravelmente.
A cena da Jiang Ci tentando salvar o Wei Zhao dos escombros, foi emocionante, mas confesso que eu já tinha me desligado emocionalmente da história que nem me abalou tanto quanto deveria, mas foi uma cena bem feita e forte. Para quem conseguiu estar conectado emocionalmente, deve ter sido um momento bem triste.
A metade do episódio final foi uma tortura. Ver a Jiang Ci sofrendo me deixou tão triste, coitada, tadinha da minha filha. Pior que esse Wei Zhao nem prestava direito, até o final não entendi o que ela viu nele para ter se apaixonado.
Continuo achando que eles têm uma química negativa, os dois pareciam dois irmãos. Eu tinha esperança até o final de que ia achar eles bons juntos. Terminou e continuo achando que eles não deram match.
Mas aí, eu achava que não podia piorar a história, estava enganada. Temos um timeskip, onde a produção praticamente jogou um Powerpoint em versão vídeo com momentos “românticos” do "casal" e tipo ??? Só serviu para refrescar a minha memória que esse casal não aconteceu, que não rolou nada.
Aí eles me metem o maravilhoso trope do “engravidou com uma noite de amor” e faz ela voltar para casa que o amado fez pra ela (que era o desejo dela, com as coisas que ela amava, ok nisso sem críticas pois a ideia é boa), mas aí chegando lá ela, junto do filho deles, ela imagina o fantasma do Wei Zhao esperando por eles (🤦🏻♀️). Gente, como pode? MUITO BREGA. Constrangedor.
No final das contas, mesmo com algumas cenas boas, a reta final da história desandou feio. A química entre o casal principal nunca existiu, e o clímax romântico foi incrivelmente fraco. O final tentou compensar com momentos de tensão e algumas revelações, mas nada conseguiu consertar o desastre que havia sido construído para mim. Mesmo com alguns bons momentos, a reta final foi amarga e decepcionante.
A tentativa de criar um final emocionante caiu por terra com momentos bregas, mal executados, coroado especialmente por aquela cena da Jiang Ci imaginando o fantasma do Wei Zhao. Foi decepcionante, um drama que começou promissor e terminou me deixando completamente apática e chocada.
Terminei Love of Nirvana frustrada e indignada. A história tinha um potencial tão bom, personagens ótimos (tirando o imperador e o general canastrão), uma boa premissa, com os primeiros episódios excelentes.
No final das contas, Love of Nirvana começou com um potencial incrível, mas terminou como uma incrível decepção para mim. Um cdrama que poderia ter sido extraordinário, mas ficou preso na mediocridade, se contentando em ser apenas ok, com uma reta final particularmente frustrante.