Nota:
Um novo arco se iniciou e terminou de forma ótima, apesar que nem tudo são flores já que tenho mais críticas sobre alguns aspectos. Apesar disso a história está instigante e boa de ver, com atuações excelentes.
O arco de Nanling foi ótimo, trazendo foco para a treta familiar dos Pei, que é a família materna do Marquês Pei e a questão da corrupção no governo e como isso afeta a população. Tivemos até uma viagem para o interior, mas o que me surpreendeu foi a estrutura da história. Pelo visto ela vai seguir por um formato mais procedural, com muita investigação misturada com intrigas de corte.
Confesso que isso me desanimou um pouco, já que esperava que Love of Nirvana trouxesse uma trama de intriga palaciana que acontecesse... bem, no palácio mesmo. Mas os personagens conseguem carregar bem o cdrama, mesmo que investigação não seja o meu gênero favorito.
O ponto alto, para mim, é quando o enredo sai dos momentos investigativos e foca na intriga de corte, na treta da família Pei e, claro, no imbróglio da Jiang Ci com os dois protagonistas masculinos.
O romance ainda está beeem sutil, quase inexistente. Só agora começaram a surgir algumas cenas que indicam algo rolando entre a Jiang Ci e o Wei Zhao, diferente do arco anterior, onde o clima apontava mais para uma conexão entre Jiang Ci e o Marquês Pei.
Outro ponto que percebi é que a história é previsível. Dá para sacar boa parte dos acontecimentos, desde que você preste atenção. No entanto, ela usa alguns plot twists bem no estilo novela mexicana para temperar as coisas, o que torna mais divertido de acompanhar.
O ritmo do cdrama é bom, mas a história em si é lenta, e aquele dinamismo frenético dos primeiros episódios só acontece em momentos pontuais. Assistindo com um certo atraso em relação à galera que está acompanhando em tempo real, Love of Nirvana me parece do tipo que é fácil de ser dropado / abandonado, mas é daqueles que podem ser melhor aproveitados em maratona.
O triangulo amoro está muito legal de ver e funciona bem. Wei Zhao e Pei Yan começaram a mostrar suas verdadeiras cores. Imagens: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
Uma crítica que faço é aos cenários, até o momento os achei sem personalidade e muito parecidos com os de outros dramas. Não têm uma identidade própria, nada que faça você olhar e dizer "nossa, cenário de Love of Nirvana". O design de produção é bonito, mas genérico.
Agora, falando da dinâmica entre os personagens, acho muito interessante como o Marquês Pei é superprotetor e controlador com a Jiang Ci, sempre priorizando a segurança dela em detrimento de suas vontades. Por outro lado, o Wei Zhao geralmente apoia as decisões dela, mesmo as mais malucas (menos entregar o gatinho, claro 😂).
A aproximação entre Wei Zhao e Jiang Ci está sendo feita de maneira bem gradual, e, considerando o contexto da relação deles, está bem executada e coerente com as personalidades dos dois. Mas, sinceramente, acho que falta um pouco mais de rancor no coração da Jiang Ci.
Ela superou muito rápido a aversão que tinha dele. Entendo que ela está em modo sobrevivência e precisa jogar a política para conseguir o que quer, mas esperava um pouco mais de resistência.
Ainda sobre o casal, sinto que falta química e um motivo para justificar a virada de inimigos para amantes. No momento, não estou conseguindo lidar com a ideia deles como casal, considerando o passado do Wei Zhao com ela. Porém, como a Jiang Ci já comentou que o acha bonito e não é rancorosa, acredito que isso, combinado com a falta de ressentimento, pode abrir o caminho para um romance.
Difícil não ficar vidrada quando Pei Yan e Wei Zhao se enfrentam. Imagens: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
Um destaque vai para a atuação do Jeremy Tsui como Marquês Pei. O personagem sempre está com uma postura humilde, um pouco curvada, com olhar baixo e voz aveludada. Mas, quando ele enfrenta situações de vitória, como por exemplo na conversa com seu tio, chefe da família, vemos uma transformação em sua postura: coluna ereta, olhar duro e voz mais firme.
Achei essa mudança sutil impactante e mostra o potencial do personagem para entregar momentos icônicos e o quão bem ele está sendo trabalhado.
Quanto à Jiang Ci, ela não guarda rancor ninguém como disse, e isso inclui também o Marquês Pei, mesmo após ele salvá-la três vezes e tentar depois tentar matá-la outras três. Para ela, isso os coloca "quites", o que demonstra o quanto ela é desapegada. Falta malícia, ódio no coração dela.
Já sobre o triângulo amoroso, estou gostando. Não estou torcendo por nenhum casal, só quero ver o caos acontecer. Sinto que o Marquês Pei vai surtar, e estou assistindo sedenta para ver essa coringada dele.
O arco de Nanling teve várias revelações e situações que mexeram com as minhas emoções, principalmente aquela situação envolvendo o filho do governador e da A-Yan, uma das novas personagens apresentadas nesse arco, ME DEIXOU INDIGNADA.
Jiang Ci pistola sobre a situação revoltante em que o governador e do masquês Pei tentam minimizar um crime. Imagens: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
Felizmente, o Wei Zhao ajudou a dar uma lição nele, e na minha cabeça foi ainda pior do que o que vimos em cena, com a ajuda da Jiang Ci que enfrentou o embuste sem medo, com sangue nos olhos. Wei Zhao está se redimindo aos poucos, e isso me agrada (mas tenho uma certa crítica sobre um detalhe haver com isso que falarei mais abaixo).
Eu não vou adentrar com detalhes sobre um certo momento da cena da Jiang Ci enfrentando aquele embuste do filho do governador de Nanling porque é tantas camadas que vai ficar um texto enorme, mas saibam que eu não curti um detalhe da cena, não concordo com esse tipo de atitude vindo de uma personagem feminina, parece que eu tava vendo um lakorn slap kiss pesadão.
Não sei o que deu na cabeça de quem escreveu, mas é totalmente equivocada essa atitude que escreveram para Jiang Ci ter, onde ela tenta se prejudicar para poder punir o criminoso. Isso não faz o menor sentido. E o pior, essa cena me fez achar que ela foi colocada ali apenas para ajudar no arco de redenção do Wei Zhao. Não precisava disso, ficou estranho.
Quanto a esse plot, ele foi bem retratado (o que me deixou ainda mais revoltada) porque, infelizmente, esse tipo de situação era comum naquela época (e em alguns lugares ainda é mesmo hoje em dia). Abusar de uma serva, criada ou escrava, e ainda mais no contexto de Love of Nirvana, não é considerado crime. Mas o texto foi bem responsável de deixar claro o quanto isso é errado.
Entretanto não consigo deixar de sentir ódio, principalmente pela 'solução' de casar a mulher com seu abusador. (Mas novamente, sei que tem embasamento, apesar de não concordar).
Inclusive sobre esse momento, a falta de caráter do Marquês Pei também ficou evidente aqui. Eu já achava que ele não prestava, mas agora despencou ainda mais no meu conceito. Enquanto o Wei Zhao está em seu caminho de redenção, o Marquês parece estar em processo de autodestruição. Eles são mesmo espelhos um do outro.
Marquês Pei mostrando mais de seu distorcido caráter e o governador que passa pano para o crime de seu filho. Imagens: Print/Reprodução WeTV | Legendas Wei Fansub |
Nessa leva, Love of Nirvana finalmente me fisgou, apesar de ter demorado 16 episódios para isso. A trama é composta por vários arcos, o que ajuda a evitar que fique massante, e todos estão bem interligados com a história principal. Inclusive, me choca perceber que estou sendo lindamente manipulada para achar a Jiang Ci com o Wei Zhao dois fofos (mesmo com a falta de química). Eu sou muito mente fraca olhe (🤦🏻♀️)
E, mesmo tendo altos e baixos nessa leva de episódios, está uma história gostosa de assistir. Eu estou amando o processo de decadência do Marquês Pei. Mal posso esperar para ver ele surtando e coringando de paixão pela Jiang Ci. Estamos presenciando o nascimento de um vilão clássico, digno de novela mexicana? SIM! Inclusive a história realmente brilha nos momentos de embate entre ele e o Wei Zhao. Que venham mais momentos assim, como no episódio 18.
O arco de Nanling foi ótimo e teve um bom desfecho. Agora, um novo arco deve começar: Yueluo. Finalmente conheceremos mais sobre a cidade natal de Wei Zhao e, quem sabe, nos aprofundaremos na trama que resultou na morte de seus pais. Tô bem animada.
LEIA TAMBÉM: